A origem do turbante é milenar e, talvez por isso, um pouco misteriosa. Historiadores da moda apontam que antes mesmo da Era Cristã — no Século I —, ele já estava em uso, dividindo o seu berço entre Ásia, Oriente Médio e África. E até hoje o turbante segue em alta, sendo um símbolo de identificação religiosa, cultural e social — além, é claro, de fazer parte da moda africana.
No Brasil, o turbante chegou através das mulheres que foram trazidas da África como escravas na primeira metade do século XVI. Elas utilizavam qualquer tecido — roupas, xales e panos em geral — para fazer os seus turbantes, em uma tentativa de manter suas culturas e religiões. E, apesar do acessório ter chegado aqui desta maneira, está totalmente ligado à liberdade e à expressão fashion.
Turbante x Apropriação Cultural
Por ter uma forte ligação com a cultura e a religião de diferentes povos, ao usarmos um turbante devemos ter noção de sua importância histórica e não apenas de sua beleza estética.
Atualmente o uso do turbante vem abrindo discussões sobre temas relacionados à apropriação cultural. Isso porque as tiaras turbantes estão super em alta nas passarelas da moda mundial e, principalmente no inverno, ele sempre vem à tona como o acessório-desejo das celebridades e das it-girls. Assim, cada vez mais mulheres estão aderindo ao uso da peça sem terem o conhecimento de que muito além de um adorno estiloso, trata-se de uma peça com a simbologia de resistência, política e também de empoderamento.
Pensando nisso e para esclarecer as suas dúvidas, hoje o Meninas e Sapatos separou todas as informações que você precisa saber sobre o turbante e diversas dicas de como usá-lo. Confira!
A Origem do Turbante
Não se sabe ao certo se o turbante foi originado no Oriente ou na África. O que se tem registro é que diversos povos — como árabes, persas, anatólios e judeus — já usaram o acessório. E em alguns países o turbante ainda é uma peça muito utilizada como parte de sua identidade — como é o caso da Índia, onde principalmente os homens os têm como item fundamental no figurino.
No início, diversos significados foram atribuídos ao uso da peça. O turbante poderia, por exemplo, indicar uma tribo e até mesmo uma posição social. E foi entre os anos de 1910 e 1920 que um costureiro francês chamado Paul Poiret trouxe o acessório para o mundo da moda, e mais tarde nomes como Coco Chanel utilizaram o adorno o consagrando ainda mais na cena fashion.
Agora que você já conhece a parte histórica, que tal aprender como usar a tiara turbante e outras variações da peça?
5 Jeitos de Usar o Turbante
Existem várias maneiras de utilizar e amarrar os turbantes. Confira agora alguns deles:
1. Retrô
O turbante retrô é semelhante a uma touca, que pode ser fechada ou possuir uma abertura. Esse modelo remete aos anos 20 e podemos citar novamente Coco Chanel como a figura que aderiu esse modelo do acessório ao seu visual.
2. Faixa
Provavelmente este é o tipo mais comum de turbante. Ele começa a ser feito a partir da parte de trás da cabeça e as duas metades do tecido são trazidas para frente — de forma que uma metade se entrelace na outra e depois seja jogada novamente para o posterior do corpo. Este jeito de usar o turbante alia estilo a qualquer look, viu?
3. Ponta Enrolada
Ele tem como característica principal justamente a ponta enrolada. O nó pode ficar no topo, na lateral ou atrás da cabeça. O pano costuma segurar todo o cabelo e a ponta mais avantajada se destaca. É uma maneira de deixar o visual mais informal e despojado.
4. Cabelo Inteiro
Aqui o turbante esconde todo o cabelo. Possui diversas variações e podem ser utilizados inúmeros tipos de tecidos, tendo como única regra manter as madeixas 100% cobertas.
5. Volumoso
Nessa forma de usar o acessório o importante é que ele fique bem volumoso. Vale usar nós, laços e o que mais você quiser. Esse estilo é o que mais se assemelha aos modelos antigos, garantindo um resultado bem estiloso e moderno.
É possível notar que as versões mais clássicas do turbante africano cobrem toda a parte de cima da cabeça – muitas vezes escondendo toda a madeixa — e contam com amarrações no topo. Atualmente, além da forma tradicional, vemos lenços amarrados de diferentes maneiras e com os mais variados tipos de tecidos e de estampas.
Passo a Passo de Como Fazer a Tiara Turbante
Se você quiser uma maneira simples e estilosa de usar o acessório, aposte na tiara turbante. Mas, também ensinamos um passo a passo a seguir para conseguir esse resultado e arrasar no visual com os lenços:
1. Posicione um lenço retangular — ou quadrado, mas que seja dobrado em forma de tira — atrás da cabeça, próximo a nuca e com as pontas em direção a testa;
2. Faça dois nós com as pontas soltas na frente da testa;
3. Feito isso, leve as tiras soltas da parte de trás do lenço para frente da cabeça e o turbante estará pronto!
Essa é uma técnica básica, mas que pode ser aprimorada à medida que suas habilidades e o tamanho do lenço crescem. Para deixar o processo mais fácil, prenda o cabelo escovando-o ou puxando a parte da frente para trás, criando uma superfície mais plana. E se você curtir o visual, não tenha medo de apostar na combinação do turbante com um coque ou rabo de cavalo, ok? É cool e está super em alta.
Para aprender outras formas de como usar o turbante, assista esse vídeo da Yuli Balzak:
Como Combinar o Turbante
Os looks com turbante normalmente combinam lenços lisos com roupas estampadas ou vice-versa. No entanto, em looks tradicionais africanos vemos que as estamparias são combinadas entre si, sem seguir muitas regras. Em ambos os casos as cores fortes e alegres são sempre bem-vindas. Em resumo você pode colocá-lo para jogo com as mais diferentes peças do seu guarda-roupa sem medo.
Curtiu as nossas sugestões de como usar turbante? Aproveite e compartilhe esse post com as suas amigas que também estão apaixonadas pela tendência!
O post Turbante: Dicas e Truques de Como Usar o Acessório apareceu primeiro em Meninas e Sapatos o Blog da Bottero.
from Meninas e Sapatos o Blog da Bottero http://bit.ly/2YFfH2x
via IFTTT